Vivendo a missão de Deus!

Adoradores – parte 2

ADORAÇÃO EM TUDO NA VIDA

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24:15

Na história da igreja e na história do povo de Deus registrada na Escritura, sempre houve três esferas de adoração definidas com clareza: a adoração particular, a adoração coletiva e a adoração em família.

Primeira esfera – a adoração particular

Esta é a adoração individual e privada que realizamos no nosso quarto com a porta fechada (Mt 6.6). Vemos esse tipo de adoração destacado na história do povo de Deus ao longo das Escrituras. Porém, o principal argumento a respeito da adoração particular são as próprias ações e palavras do Salvador, que mantinha comunhão constante com o Pai. Veja Marcos 1.35 e Lc 6.12.

Segunda esfera – a adoração coletiva

Esta é a adoração pública e comunitária. Há uma natureza coletiva na nossa fé. Somos chamados de “rebanho”, “noiva de Cristo”, “edifício/santuário” e “corpo”. Nossa vida é vivida de Dia do Senhor a Dia do Senhor, de modo que a cada semana ansiamos por nos “dirigir à casa do Senhor”, a fim de nos encontrar com nosso Deus e seu povo.

Terceira esfera – a adoração em família

O culto em família é a esfera da adoração que reúne quem vive sob o mesmo teto em um tempo de adoração conjunta. O lar cristão procura centrar-se em torno de Cristo; e se estiver centrado nele, então se encherá de adoração.

Da mesma forma que a vida cristã deve ser marcada pela reserva de tempo para o culto particular, e nossa reunião como comunidade cristã deve se centrar no culto coletivo, assim também o lar da família cristã deverá ser marcado pelo culto doméstico.

Todos eles são importantes para a vida em Cristo. Essas três esferas de adoração relacionam-se, comunicam-se e incentivam-se mutuamente, pois em cada uma eu me encontro com o Senhor e sou beneficiado por sua graça.

Cada uma dessas esferas de adoração foi designada por Deus para o nosso bem. Elas existem e funcionam como meios pelos quais Ele pode verter sua graça sempre disponível sobre nós.

 

Em Cristo, Pb. Alex Canal.