Vivendo a missão de Deus!

Nossa História

A Segunda Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco nasceu a partir do considerável aumento da IPB em nossa cidade, quando a liderança e irmãos da 1ª IPB de Barra de São Francisco viram a necessidade de abrir um novo trabalho no bairro Irmãos Fernandes.

Os primeiros trabalhos foram realizados na garagem da casa da irmã Lourdes Cardoso, e já contava com considerável participação.

Logo foram alugadas as dependências térreas de um prédio, na Rua Prefeito Antônio Vale, bairro Irmãos Fernandes, e em 04 de julho de 1991 foi instalada a “Congregação Nova Jerusalém”, já com Escola Dominical, sociedades internas (SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina | UMP – União de Mocidade Presbiteriana | UPH – União de Homens Presbiterianos), e conjunto coral.

Dois anos passados, em 04 de julho de 1993, pela consolidação do trabalho, com boa liderança própria, o PVSM – Presbitério Vale do São Mateus, atendendo pedido do Conselho da 1ª IPB, organizou-a em “Congregação Presbiterial Nova Jerusalém”.

O trabalho continuou crescendo e foram iniciadas as obras do templo no endereço atual. Logo que concluída a primeira etapa a igreja já pode congregar em suas dependências, e podemos ver a igreja reunida no térreo, depois no segundo piso, e por fim, na nave do templo.

Dispondo de todos os requisitos necessários para organização em igreja, o PVSM, em sua 41ª Reunião Ordinária (16/12/1995), atendeu o pedido da comissão administrativa da Congregação Presbiterial Nova Jerusalém, para organizá-la em Segunda Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco, o que se deu em 03 de março de 1996.

Daí para frente, muito tem sido a igreja abençoada pelo Senhor e usada como instrumento de sua graça. Centenas e centenas de membros puderam figurar em seus róis maior e menor, alguns já promovidos às mansões eternas, outros que se mudaram e servem ao Senhor noutras frentes de batalha.

A Segunda Igreja, filha da 1ª IPB, também teve o privilégio de replicar, e parte de sua membresia constituiu a Quarta Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco, no bairro Vila Luciene, em 13 de dezembro de 2015.

Nessa história que já soma trinta anos, a igreja contou com dois pastores, o Rev. Edemilson Nunes Reis, da Congregação à organização, de 1991 a 2009, e o Rev. Washington Boone, de 2010 até o presente.

Hoje, a Segunda Igreja continua sendo um instrumento nas mãos do Eterno, uma igreja bíblica, comprometida com a Palavra de Deus, nas práticas do ensino e pregação. Tem em alta estima a família cristã, e o cuidado de todos, desde a infância. Está ciente dos dilemas e oportunidades do novo tempo e procura aproveitá-las todas para anunciar ao mundo o amor de Cristo.