Vivendo a missão de Deus!

O descanso de Deus

“Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas” (Êxodo 15.27)

Quando me lembro do tempo da roça, do serviço pesado no campo, como era bom quando meu pai permitia uma pausa no serviço, e a gente sentava à sombra de um pé de café para beber uma água fresca, chupar uma laranja, até deitar um pouco para esticar a coluna!

Pense um pouco, um elástico não serve para nada se não for esticado. Por outro lado, a corda do violão, de tanto ficar esticada, um dia arrebenta. Nós somos o meio termo entre o elástico e a corda de violão. Deus sabe o quanto suportamos esticados. E como ficamos esticados em 2020 e 2021! O que devemos considerar agora, na reta final do ano?

O versículo acima fala do início da jornada de Israel, rumo à terra prometida. A multidão de milhões de judeus estava vivendo dias atípicos e extraordinários. As emoções estavam a flor da pele. A tensão era evidente. Viram o Egito ser devastado com dez pragas divinas. Saíram às pressas no dia da Páscoa. Foram encurralados pelo exército de faraó. Caminharam no meio do Mar Vermelho. Quando se viram livres do Egito, sedentos, encontraram somente as águas amargas de Mara e a amargura de suas murmurações. Deus estava provando e sarando seu povo (Êx 15.25-26). Enfim, Israel chegou a Elim, um oásis no deserto, entre o Mar Vermelho e o Sinai, com doze fontes de água mineral e setenta palmeiras. Elim significa “lugar de descanso”. Antes de continuar com os passos seguintes de sua jornada, Israel descansou em Elim.

Agora, como povo de Deus hoje, como podemos aplicar isso à nossa vida? Nesse tempo tão conturbado, precisamos de descanso para nosso coração. A pandemia que se arrasta, as guerras no mundo que respingam por aqui, a política instável brasileira, as novas ideologias pregadas como normal, e mais ainda que se pode listar, tem adoecido até a igreja do Senhor.

A Bíblia fala de descanso, e aqui resumo brevemente:

Primeiro, o DESCANSO FÍSICO, o sétimo dia da criação. Depois de fazer tudo em seis dias, Deus descansou no sétimo. Deus não descansou porque estava cansado, mas para deixar-nos o exemplo e dar-nos a ordem. Não descansamos porque estamos cansados, mas porque Deus mandou. Paramos todos os dias para dormir e paramos um dia na semana. Quem não para será parado. Diz-se que todo infartado encontra uma hora por dia para caminhar.

Segundo, o DESCANO ESPIRITUAL. O dia da semana que “guardamos” hoje é o domingo, porque nesse dia Jesus ressuscitou. As igrejas da Ásia, no NT, já guardavam esse dia semanal. A lição do domingo não tem a ver com a lei do AT, de paralisar as atividades corriqueiras, mas sim, a celebração e adoração ao que venceu a morte, Jesus. Descansamos nossa alma no Redentor. Não precisamos fazer nada, porque Ele já fez tudo. Ele conquistou nossa salvação.

Terceiro, o DESCANSO ETERNO. Um dia, moraremos no céu. Nosso lar é com o Senhor. Nossa morada já está preparada e nos aguarda. Teremos corpos glorificados. Estaremos livres da presença do pecado. Viveremos para adorar.

Notou como Deus dá importância para o descanso? E o melhor, Ele quer que você descanse nEle seu coração. Vamos recobrar no Senhor a força nessa reta final de ano. Vamos nos alegrar na vida com Deus. Vamos nos deleitar com nossa família. Vamos participar da vida da Igreja do Senhor. Vamos falar do nome de Jesus.

Descanse todo dia, deitando e dormindo em paz na presença do Senhor, que não dorme para cuidar de você. Descanse toda semana, celebrando com a Igreja no dia do Senhor. Tenha certeza plena em sua alma do descanso eterno com Cristo.

Deus te abençoe e te dê descanso no meio das tribulações deste mundo. Em Cristo Jesus, o Pastor da Igreja.

Pr. Washington Boone