Vivendo a missão de Deus!

O lar na terra

A primeira família foi de Adão e Eva e o primeiro lar foi o jardim do Éden, O LAR DO JARDIM. Está tudo registrado em Gênesis 1 e 2. Apocalipse 21.1-4 e 22.1-5 falam do glorioso LAR DO CÉU. Mas, em todo o restante da Bíblia, entre estes textos acima citados, temos o LAR NA TERRA.

A característica do lar do jardim era a INOCÊNCIA e PERFEIÇÃO na qual viviam nossos primeiros pais, Adão e Eva. A característica do lar do céu será a GLÓRIA na qual viveremos eternamente. Infelizmente, a característica do lar na terra é o PECADO ao qual todo homem ficou sujeito. Felizmente, Deus enviou Jesus, seu Filho, para morrer por nossos pecados, no qual somos salvos pela GRAÇA, para vivermos em graça, e, enfim, chegarmos à glória no céu.

Assim, convém citar novamente o trecho do hino nº 102 de nosso hinário, que diz assim: “Depois que Cristo me salvou | Em céu o mundo se tornou… | Bem pouco importa eu habitar | Em monte, à beira mar, | Em casa ou gruta, boa ou ruim | É céu ali, com Cristo em mim”. É possível, nesse mundo de hoje, vivermos na região da graça? Como nossa família pode ser esse lugar de graça? Leia Tito 2.11-14, e reconheça que:

1. A graça de Deus nos salvou de nossos pecados (v. 11). O pecado não tem mais domínio sobre nós. Não somos mais escravos do pecado. A salvação de Deus alcançou nossa família.
  2. A graça de Deus nos transforma (v. 12). Antes de conhecer a Jesus, não podíamos não pecar, mas agora, redimidos, podemos não pecar! Renegamos as paixões mundanas. Nosso prazer está no Senhor. A santificação de Deus alcançou nossa família.
  3. A graça de Deus nos capacita a vivermos neste mundo piedosamente, zelando por boas obras (v. 14). Pela graça nossa família se torna um instrumento nas mãos de Deus.
  4. A graça de Deus nos faz vivermos em expectativa pelo reino celestial (v. 13). A graça é o caminho da glória. O céu é nosso destino final. Só pode haver alegria na família se ela aguarda a maior de todas as alegrias, a vida eterna.

Sabemos que um lar não pode mais ser perfeito, como era no jardim, mas cremos que a salvação em Jesus, pela graça, pode transformar um lar, anulando os efeitos do pecado, recriando o ambiente da graça. A expectativa que temos pela perfeição absoluta do lar do céu deve ser convertida em atitudes práticas para transformar o lar da terra “num pedaço do céu”.

Respondam sinceramente – SEU LAR HOJE É UM PEDAÇO DO CÉU? O que é preciso mudar, em cada um de vocês, para que seja assim? Cada um em casa, marido e mulher, pais e filhos, precisam assumir o compromisso de uma vida na presença de Deus, na leitura da Palavra e oração, para a felicidade de todos. O tempo da família deve ser aproveitado, no trabalho, na igreja, no descanso e no lazer. A família precisa ter propósitos definidos, crescer sempre na vida com Deus e ser testemunha do amor de Deus. Que assim seja nossa família!

Deus abençoe você e sua família! Em Cristo Jesus, Pr. Washington Boone.

PARA PENSAR: sobre a diferença entre os cônjuges, marido e mulher, se fôssemos iguais, um de nós seria desnecessário.